mesa de madeira

Como restaurar um móvel de madeira em casa

Aprenda como restaurar um móvel de madeira em casa

A restauração de um móvel pode trazer muito mais, do que benefícios para o meio ambiente. Em alguns casos um móvel de madeira pode ser restaurado por motivos de lembranças que estão relacionadas a vida da família. No artigo de hoje aprenda como restaurar um móvel de madeira em casa.

Você talvez se lembre de algum móvel na casa da sua avó ou mesmo em outros ambientes, em que tenha visto um móvel antigo. As peças de tempos atrás são muito diferentes da que encontramos nos dias de hoje e muitas delas, eram mais resistentes e duráveis feitas de matéria-prima que nem mesmo encontramos nos dias de hoje.

Se na sua casa tem um móvel de madeira e por diferentes motivos, você tem o desejo de restaurar essa peça, nós vamos mostrar hoje como restaurar um móvel de madeira em casa.

Passo a passo para restaurar um móvel de madeira em casa

cadeira de madeira restaurada

Especialmente para quem gosta de trabalhar e mexer com decoração, a restauração de um móvel pode ser um momento excelente para trazer inovação, beleza e charme aos móveis de sua casa, de forma prática e econômica.

Além de você passar um bom momento descobrindo ou aprimorando as suas qualidades, você ainda consegue economizar por não precisar comprar um móvel novo e também, evita o descarte que pode prejudicar o meio ambiente.

O primeiro passo é comprar e separar todos os itens que serão necessários, para iniciar a restauração do móvel. Confira abaixo:

  • Jornal velho;
  • Verniz protetor para madeira;
  • Fundo preparador para metais e madeiras;
  • Pano úmido;
  • Tinta para madeira à base de água ou solvente;
  • Rolinhos e pincéis;
  • Massa para acabamento em madeira;
  • Cola para madeira;
  • Lixas.

Antes de começar qualquer etapa o mais importante é você verificar o estado do móvel. Veja se está com as pontas sem grandes danos, de forma estável e principalmente, se não está com cupim.

Dependendo do estado do móvel se estiver com cupim, talvez o mais indicado seja não realizar a reforma, pois pode acabar prejudicando até mesmo outros móveis em sua casa.

Vamos agora conferir o próximo passo, para continuar com a restauração dos móveis de madeira.

Dedicação e trabalho para restauração de móveis em casa

Depois de separar o material e verificar o estado do móvel, é preciso preparar o ambiente em que será realizada a restauração desse item.

Os jornais velhos deverão ser utilizados para forrar o chão e o mais indicado para esta atividade, é escolher um espaço que seja bem arejado e claro.

Não se esqueça de utilizar equipamentos de segurança e proteção como luvas e também, óculos de proteção.

Para começar a lixar o móvel e retirar as imperfeições que podem ter surgido ao longo do tempo, é preciso ainda retirar todos os puxadores e dobradiças, para também facilitar esse processo.

Com o auxílio de um pano úmido, retire todo o pó e sujeira do móvel para que ele fique pronto para receber a tinta e aos poucos, ser completamente transformado.

Se for preciso, utilize o material adequado e assim, poderá reparar os danos presentes no móvel.

Uma das partes mais importantes e indispensáveis é lixar o móvel. Essa atividade deverá ser realizada por completo, para deixar o móvel uniforme e assim, conseguir remover toda a sujeira assim como tintas, resíduos, verniz e outros tipos de materiais ou revestimentos.

Mais uma vez passe o pano úmido, para retirar os resíduos e então, poderá começar a pintura do móvel.

É preciso escolher de forma antecipada qual a cor e o tipo de tinta que serão utilizados. O mais indicado para móveis antigos de madeira, é utilizar rolinhos de espuma e pincéis próprios sempre com os movimentos em sentido único, para que ao final de todo o processo o resultado seja de qualidade.

Assim que a tinta estiver seca e o trabalho estiver finalizado, lembre-se de recolocar todos os acessórios para ser utilizado de forma adequada novamente.

Uma dica muito interessante para quem deseja restaurar por completo o móvel é buscar também outros acessórios que possam inclusive, dar um novo visual combinando com a restauração.

Com essa restauração o seu móvel vai ficar muito mais lindo, repleto de elegância e charme, para ser utilizado no ambiente em que desejar.

Seguindo esse passo a passo que apresentamos aqui, com dedicação e trabalho pode ter certeza que você irá conseguir restaurar um móvel de madeira em casa.

Site: LZ Móveis Planejados