jardim com muitas arvores

7 maneiras de tornar uma cidade mais sustentável

Segundo revelou os dados da UNO-Habitat, 70% da população mundial irão morar na zona urbana nos próximos anos. A previsão é ter menos pessoas no campo e mais na cidade nos próximos 30 anos, de acordo com a pesquisa.

Isso acontecerá devido o aumento da população que será o dobro dos dias atuais, correspondendo assim por 70% dos habitantes de todo o mundo. No entanto, o Instituto Dialog está acreditando que esse futuro seja simétrico e ao mesmo tempo, sustentável.

Porém para que isso aconteça é necessário ter um planejamento feito com muito estudo junto com o amplo diálogo social, mas isso deve ser feito nos dias atuais pensando no futuro.  Para que ele seja ótimo para todos nós, devemos colocar em prática algumas maneiras de tornar uma cidade mais sustentável.

Se você não sabe como fazer isso, listamos abaixo algumas maneiras que serão fundamentais para garantir uma vida mais harmônica na zona urbana no futuro.

Como tornar uma cidade mais sustentável

É de nossa responsabilidade cuidar desde agora para garantir um futuro melhor para a nossa vida e das próximas gerações, para isso devemos trabalhar no desenvolvimento de alguns pontos importantes como.

Construir mais espaços para pedestres

Você já percebeu que atualmente estamos vendo mais carros na rua do que pedestres? Isso acontece porque as cidades possuem uma característica comum, elas foram construídas para os veículos circularem.

A prova disso são as vias expressas, viadutos, túneis, rodovias, pontes e avenidas que são espaços que foram feitos exclusivamente para os veículos e não para as pessoas.  Por isso, uma das maneiras de tornar uma cidade mais sustentável é construir áreas que também englobem o transporte coletivo, ciclistas e pedestres.

Elas não vão servir apenas para o bem-estar da população, mas também irão contribuir na melhoria do meio ambiente. Com ruas limpas, arborizadas, calçadas amplas, iluminação adequada, entre outras são ações básicas numa cidade que precisam ser estimuladas para o desenvolvimento sustentável.

Estimular o crescimento dos bairros

Não é preciso apenas investir nos centros comerciais do centro da cidade, uma boa ideia também é estimular o crescimento dos bairros pequenos.  O objetivo seria fazer com que as pequenas comunidades tivessem pequenos comércios, além de empresas para que o trabalho ficasse mais perto da casa do morador.

Sem a necessidade de se deslocar por longas distâncias, enfrentar um trânsito pesado e passar por situações de stress, o bairro se desenvolveria e todos os moradores teriam uma qualidade de vida melhor.

Fazer a restrição de circulação de veículos

Uma das maneiras de ajudar o ambiente e deixar a cidade mais sustentável é fazer a restrição da circulação de veículos em alguns pontos e bairros da cidade.

Várias cidades já adotam esta medida devido ao excesso de veículos e ao aumento da poluição, geralmente essa restrição é feita nos feriados e nos finais de semana para oferecer mais espaço para as pessoas caminharem, brincar com as crianças ou praticar esportes.

Em Londres, por exemplo, em alguns locais como os centros urbanos é proibido a circulação de veículos, para transitar por lá é preciso pagar uma taxa.

Criar jardins comunitários

Devemos começar a criar jardins comunitários esses pequenos espaços já estão presentes em alguns países como Reino Unido, Estados Unidos e Canadá e são públicos para qualquer pessoa ter acesso.

Geralmente o desenvolvimento desses jardins é feito através do incentivo de ONGs ou Prefeitura, o jardim é uma excelente maneira de oferecer um ambiente mais saudável com maior área verde e melhor qualidade do ar e ainda, agradável para todos.

Ter um sistema de coleta de lixo mais organizado

Quando se fala em reciclagem de lixo, um grande obstáculo atrapalha este serviço, que é a colega desorganizada do lixo. Poucas pessoas separam o lixo corretamente, e ainda, não sabem onde ou quem deve entregar.

Para resolver esse problema a criação de um sistema de coleta de materiais recicláveis seria fundamental. Algumas cidades brasileiras já criaram programas deste tipo e as prefeituras ficaram responsáveis pela coleta e destinação correta do lixo, mas este processo ainda é quase inexistente em nosso país e precisa crescer muito para diminuir os impactos da destinação incorreta do lixo. A coleta geralmente é feita na porta ou em alguns locais determinados e cabe ao cidadão fazer a sua parte.

Propor uma unidade política

Os países, estados e cidades com uma unidade política bem definida podem mudar o mundo. Por isso, uma das maneiras de tornar uma cidade mais sustentável é estabelecer políticas públicas que tragam regras claras para o desenvolvimento e o planejamento urbano.

Observar como está o andamento dos projetos da cidade

Para saber sobre determinado assunto para então colocá-lo em prática, primeiramente é necessário pesquisar, falar e ouvir. Para isso, é fundamental reunir as pessoas que são representantes de alguns setores para fazer uma audiência pública para que o acompanhamento de todos os projetos seja feito por todos.

A partir desses encontros é possível surgir soluções que sejam interessantes, além de garantir a transparência nos trabalhos.

O que você leu até aqui são apenas 7 maneiras de tornar uma cidade mais sustentável, claro que existem outras que também são importantes para que no futuro possamos ter uma qualidade de vida melhor. No entanto, qualquer planejamento que busque esse objetivo é preciso ser feito com muito estudo por pessoas que sejam especialistas no assunto. E para contribuir com a sustentabilidade, você pode fazer a sua parte. Se está pensando em comprar um imóvel, procure por cidades menores com um desenvolvimento mais planejado, como as casas em Fazenda Rio Grande. Você e toda a sua família terão muito mais qualidade de vida.