Planejamento na construção civil – Aprendendo a planejar corretamente!

O planejamento é a primeira etapa da filosofia de gerenciamento de projetos de construção do planejamento, organização e controle da execução dos projetos.
Nesse artigo, aprenderemos sobre as fases de planejamento do gerenciamento de projetos.
Definição do Planejamento na Construção Civil
O planejamento é uma ponte entre as experiências dos projetos anteriores e as ações propostas que produzem resultados favoráveis no futuro.
Também se pode dizer que é uma precaução pela qual podemos reduzir efeitos indesejáveis ou acontecimentos inesperados, eliminando assim a confusão, o desperdício e a perda de eficiência.
O planejamento envolve determinação prévia, especificação de fatores, forças, efeitos e relacionamentos necessários para alcançar os objetivos desejados.
Filosofia de Planejamento
O planejamento deve ser feito de maneira lógica, completa e honesta, para ter uma chance de sucesso. As experiências anteriores dos projetos fornecem lógica básica de planejamento. A diferença entre os projetos anteriores e os projetos atuais deve ter características excepcionais na lógica básica de planejamento.
Essas diferenças podem ser um requisito incomum do cliente, localização fora do caminho, possíveis fatores de atraso externos ou internos etc. Esses problemas em potencial devem ser resolvidos para reduzir seu efeito negativo, preparando o plano diretor do projeto e agendando-o posteriormente. Forneça a cada aspecto do plano um exame individual com informações de experiências passadas e de especialistas.
Tipos de planejamento de projetos de construção
Existem vários tipos de planejamento de projetos. Os três principais tipos de planejamento de projetos de construção são:
- Planejamento estratégico: envolve a seleção de alto nível dos objetivos do projeto
- Planejamento operacional: envolve o planejamento detalhado necessário para atender aos objetivos estratégicos
- Programação: coloca o plano operacional detalhado em uma escala de tempo definida pelos objetivos estratégicos.
Planejamento estratégico
Isso é feito pelos donos dos planejamentos corporativos.
Nesse caso, eles decidem qual projeto construir e qual deve ser a data de conclusão para atender às metas do projeto. As equipes de construção formulam o plano mestre de execução da construção dentro das diretrizes definidas nos planos estratégicos e de contratação.
Planejamento operacional
O planejamento operacional é feito pelas equipes de construção. Eles fazem algumas perguntas antes de estruturar um plano operacional para o projeto.
Essas perguntas são essenciais para a excelente estruturação desse plano!
Aqui estão as perguntas:
- O plano operacional alcançará a data prevista para o planejamento estratégico?
- Existem recursos e serviços de construção suficientes disponíveis na empresa para atender aos objetivos do projeto?
- Qual o impacto do novo projeto na carga de trabalho existente?
- Onde conseguiremos os recursos para lidar com qualquer sobrecarga?
- Quais políticas da empresa podem impedir o plano de atingir a data prevista?
- Geralmente, equipamentos ou materiais de entrega longa estão envolvidos?
- Os conceitos e o projeto do projeto estão firmemente estabelecidos e prontos para iniciar a construção?
- O plano de contratação original ainda é válido?
- Será mais econômico usar uma abordagem de agendamento acelerado?
Todas essas perguntas são respondidas na preparação do plano mestre da construção antes da programação detalhada do projeto.
Ao fazer um planejamento operacional, é muito importante utilizar uma planilha de orçamento de obra para facilitar o processo!
O que é o Plano Diretor de Construção?
Um plano mestre de construção aborda como o projeto será planejado, organizado e as principais atividades de trabalho serão controladas para atender às metas de concluir o trabalho no prazo, dentro do orçamento e conforme especificado.
O plano de contratação é a principal consideração na formulação do plano mestre de construção, que responde a muitas perguntas.
Perguntas relacionadas a restrições governamentais e sociais, recursos para construção, políticas do proprietário ou requisitos legais, requisitos contratuais que afetam o plano diretor não são respondidos pelo plano de contratação.
As respostas para essas perguntas devem ser encontradas durante o desenvolvimento do plano de execução do projeto.
O plano de execução do projeto deve ser revisado e a avaliação deve ser feita à medida que o trabalho avança. Variações menores são comuns, mas grandes mudanças devem ser consideradas com extrema cautela.
O plano diretor do projeto de construção deve ser concluído e aprovado e, após esse período (cronograma), plano orçamentário e plano de recursos serão executados.
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