casa nova

5 DICAS PARA EVITAR PROBLEMAS DE ENTUPIMENTO NA SUA CASA

São diversas as causas que podem levar ao entupimento dos canos da sua casa. Mas o fato é que essa situação pode ocasionar diversos transtornos e dores de cabeça, já que pode ocorrer mau cheiro além dos transbordamentos de água suja ou esgoto.

Para se livrar dessa situação, decidimos separar cinco dicas que farão você tomar medidas preventivas em sua casa que impedirão a ocorrência de entupimentos. Mas, caso isso aconteça por algum descuido, o ideal é chamar uma desentupidora.

As 5 melhores dicas para evitar problemas de entupimento na sua casa

Para evitar que esse problema aconteça com frequência na sua residência é importante adotar alguns hábitos.

Evite jogar fios de cabelo no ralo do banheiro

Os entupimentos ocasionados no encanamento do chuveiro normalmente precisam ser retirados de forma manual, principalmente se os motivos forem os fios de cabelo.

Por isso é preciso que sejam feitas limpezas com regularidade, e que os ralos tenham buracos pequenos para não deixar passar esse tipo de resíduo que pode entupir os canos.

Não se livre dos pêlos do seu animal de estimação em pias e ralos

É preciso tomar cuidado com os pêlos do seu animal de estimação, pois mesmo que eles aparentem ser inofensivos para causar um entupimento, uma quantidade acumulada de pêlos pode levar ao fechamento do cano.

Para resolver esse problema, se você costuma dar banho em casa no seu bichinho de estimação, procure escovar os pêlos do seu animal pelo menos uma vez por semana para que eles caiam de uma só vez e desta maneira, você evita que eles se soltem em grande quantidade na hora do banho.

Faça uma limpeza regularmente dos ralos da sua casa

Os ralos com acúmulo de resíduos são um dos principais motivos de ocorrerem entupimentos na sua casa e por isso é necessário que eles sejam higienizados com frequência.

Assim, procure limpar os ralos que estejam na parte interna e externa da sua casa, pois ambos podem gerar o temido entupimento dos canos. Dessa forma, você fará com que a água passeie livremente pelos canos da sua residência.

Outro grande problema nas residências é a gordura. Evite jogar restos de comida, resíduos de óleo das panelas e demais sujeitas pela pia da cozinha, pois a longo prazo, toda essa gordura pode entupir os canos e gerar um grande transtorno que poderia ter sido evitado.

Para quem deseja ficar livre desta situação desagradável essa é uma das principais dicas para evitar problemas de entupimento na sua casa que devem ser seguidas.

Não jogue materiais ou objetos no vaso sanitário

O ideal é que você nunca faça o descarte de absorventes, papel higiênico, plásticos ou qualquer outro material de limpeza no vaso sanitário, pois tudo isso pode levar a um futuro entupimento e você terá que chamar a ajuda de uma desentupidora.

Caso o encanamento da região da sua casa suporte um pouco mais de resíduos, é possível que você jogue o papel higiênico e não ocorra entupimento, sendo que nessas situações o gasto de água provavelmente será bem maior, já que exigirá mais pressão. Esse tipo de tubulação é comum nos países de primeiro mundo, mas ainda é pouco utilizada no Brasil.

Mantenha os ambientes externos da sua casa limpos

É necessário que você tenha bastante cuidado em relação à limpeza da parte externa da sua casa, pois as folhas, pêlos, e até mesmo a poeira acumulada podem provocar posteriores entupimentos.

Afinal, em momentos de chuva toda a sujeira e os resíduos são empurrados diretamente para os ralos, e depois são carregados para a parte interna das tubulações, de forma a dificultar também a passagem da água.

Ocorreu um entupimento na minha casa. O que devo fazer?

Se mesmo com estas dicas para evitar problemas de entupimentos na sua casa,  de alguma forma esse problema aconteceu a recomendação é procurar um serviço especializado, chamando uma desentupidora e, imediatamente ela  irá solucionar o seu problema com uma equipe técnica capacitada.