decorar casa com tapetes

Tapetes: dicas incríveis para decorar sua casa

Aprenda de que forma utilizar tapetes na decoração e como cuidar deles para que permaneçam bonitos por mais tempo

Adicione um tapete a uma sala que não tenha excitação e solucione o problema. Enquanto isso por si só é uma razão boa o suficiente para se decorar um cômodo de seu apartamento com um tapete, há muitos outros motivos bastante atraentes.

Você pode até dizer que conclui uma sala unindo todas as partes diferentes visualmente usando um tapete. Essa peça decorativa não só pode ancorar uma sala, como defini-la, adicionar calor a ela ou ajudar a sobrepor a decoração do ambiente.

Existem várias maneiras diferentes de se decorar com tapetes, e nesse post iremos apresentar 13 dicas a você.

1. Use tapetes para definir áreas

Use um tapete para definir ou separar áreas, como assentos ou refeitórios e foyers. Isto é especialmente útil em estúdios ou salas maiores que precisam de definição.

2. Tapetes para criar variedade

Você pode usar tapetes para criar variedade em um espaço, especialmente se for aquela sua casa em condomínio fechado dos seus sonhos! Quando você usa dois tapetes em uma sala, esteja ciente de que tapeçarias do mesmo tamanho podem cortar visualmente a sala em dois. Portanto, use tapetes de tamanhos diferentes para criar apenas uma sensação de variedade.

3. Tapetes para complementar o seu esquema de cores

Use o seu tapete favorito como base para o esquema de cores da sua sala. Se você adicioná-lo depois de ter seus móveis no lugar, você pode usar o tapete para acentuar ou harmonizar as cores existentes no ambiente.

4. Tapetes para controlar o volume

Use um tapete para acalmar visualmente uma sala ou aumentar o volume conforme necessário. Se o seu estofamento ou papel de parede tiver um padrão ornamentado, escolha um tapete que seja mais sutil.

Quando as paredes e os estofados são bastante moderados, você pode buscar um padrão mais interessante ou cores mais arrojadas ao seu tapete para adicionar mais interesse ao ambiente.

5. Tapetes para criar um ponto focal

Use um tapete como ponto focal do seu quarto, pois os tapetes podem ter um grande impacto. Para fazer isso, você pode criar contraste pintando suas paredes com uma tonalidade que ecoa uma das cores de destaque do seu tapete.

6. Use tapetes para “vestir” uma parede

Use um tapete pendurado em uma parede como outra maneira de criar um ponto focal em um ambiente dentro da sua casa.

7. Tapetes para dar uma cara nova a móveis antigos

Está cansado de um sofá velho, mas não está pronto para estofá-lo; ou está entediado de um esquema de cores neutras? Coloque um tapete fino embaixo do móvel para dar instantaneamente ao sofá da vovó uma “reforma” básica.

8. Tapetes para dar a uma cama o complemento ideal

Um tapete fino, colocado no fundo de uma cama, pode trazer um ar de opulência para quarto – perfeito para manter os pés aquecidos no inverno.

9. Tapetes para disfarçar falhas nos pisos

Você pode usar tapetes para disfarçar pisos antigos ou até mesmo carpetes desgastados com o mínimo de esforço. Se você mudou sua mobília recentemente e o ato de arrastar os móveis criou ranhuras no carpete, coloque um tapete sobre o local e ninguém saberá disso.

10. Tapetes para atualizar um quarto

Troque tapetes e almofadas para atualizar uma sala ou para introduzir novas tendências de cores.

11. Tapetes para proteger seus móveis

Usar um tapete colorido como cobertura não só protege o seu sofá ou poltrona da sujeira e dos derramamentos (especialmente se você tiver crianças ou animais de estimação), como evita que os estofados desgastem (além de ajudar a transformar a aparência de seus móveis – e de todo o seu quarto – em um instante).

12. “Brinque” com as formas do tapete

Não assuma que um tapete tem que ser um retângulo. Deixe o jeito que você agrupar seus móveis ditar a forma do seu tapete. Tente descobrir qual disposição de móveis ficaria melhor, e depois vá com uma forma de tapete quadrada, redonda ou oval, se isso parecer complementar o arranjo de móveis melhor do que um formato retangular.

13. Certifique-se de obter o tamanho de tapete certo para o seu cômodo

Quando você compra um tapete do tamanho do quarto, subtraia 3 pés do comprimento e da largura do quarto. Deixar o chão nu nas bordas faz com que a sala pareça um pouco maior.

Ao colocar um tapete sob a sua mesa de jantar, deixe pelo menos 24 polegadas do tapete para fora da borda da mesa em todos os lados. Isso permite que as pernas traseiras das cadeiras permaneçam no tapete, mesmo quando puxadas para que alguém possa se sentar.

Em corredores, os tapetes devem ser 4 centímetros mais estreitos do que o seu corredor e 18 a 24 centímetros mais curtos. Tenha certeza que eles são largos o suficiente para acomodar os dois pés no tapete enquanto você anda.

Dica extra: como cuidar bem do seu tapete!

Os tapetes são muito resistentes por natureza, mas também carregam um pouco de peso ao longo dos anos, por isso é importante cuidar bem deles.

A aspiração regular ajudará a remover partículas de sujeira ou pelos de animais que muitas vezes não podem ser vistos a olho nu.

Os tapetes de lã tendem a acumular mais poeira por causa de sua tecelagem mais solta e profunda, por isso precisam ser aspirados com mais frequência do que tapetes com uma trama mais apertada – como aqueles que são colocados em corredores ou escritórios, por exemplo.

A luz direta do sol também pode fazer com que os tapetes coloridos desbotem, por isso certifique-se de mudá-los de lugar com mais frequência durante os meses de verão.

Você pode até mesmo dar um pouco de “feriado” ao seu tapete – basta movê-lo do chão para a parede para que ele continue incorporado ao esquema. Siga estas dicas e seu tapete permanecerá impecável por muitos anos, mesmo quando você resolver se mudar e, de repente, estiver pensando em consultar sites de imóveis na internet!

E então, o que achou dessas dicas incríveis para decorar a sua casa com tapetes? Caso tenha gostado, aproveite para compartilhar o nosso post nas suas redes sociais. Os seus amigos com certeza irão amar essas dicas também.