Benefícios de se plantar árvores em seu bairro

Além dos benefícios evidentes na decoração, as árvores trazem grandes benefícios para a sociedade.

Com cerca de três trilhões de árvores no planeta, as árvores são cruciais para a nossa sobrevivência no planeta. Em virtude do desmatamento, temos perdido cerca de 15 bilhões de árvores todos os anos de acordo com estudos.

Neste artigo, vamos falar sobre quais são os reais benefícios das árvores e levar a conscientização de que todos nós precisamos plantar mais árvores para evitar o impacto no nosso planeta.

Sugestão: se quiser mais sobre árvores, aproveite e conheça o Blog das Plantas.

Melhora na saúde humana e de animais

Pacientes em hospital recuperam-se mais rapidamente, e com menos complicações, se tiverem contato com as árvores.

As árvores na paisagem podem nos relaxar, diminuir o ritmo cardíaco e até mesmo reduzem nosso stress. Além disso, uma árvore pode adicionar música à sua vida atraindo pássaros que nos presenteiam com suas canções.

De acordo com um estudo realizado em Londres, as pessoas que vivem em áreas com mais árvores têm menos prescrições antidepressivas.

Aumenta o valor do seu patrimônio

A beleza de uma propriedade torna-se ainda mais evidente quanto sua localização também é arborizada.

Uma rua bem arborizada, e uma vizinhança que ajude a cuidar das árvores pode aumentar os valores da propriedade em até 15% de acordo com estudos.

Árvores podem reduzir a violência

Bairros e casas tem mostrado maior incidência de violência do que em lugares mais arborizados.

Certamente, árvores e paisagismo ajudam a reduzir o nível de medo.

Alimentos

As árvores pode nos fornecer seus frutos riquíssimos em nutrientes.

Uma macieira pode produzir até 15-20 alqueires de fruta por ano. Além da fruta para os seres humanos, as árvores fornecem comida para aves e vida selvagem.

Diminuem a temperatura

As árvores lutam contra as alterações climáticas em nosso planeta: o excesso de dióxido de carbono (CO2) tem se acumulado na atmosfera, contribuindo para as alterações climáticas.

As árvores absorvem CO2 e libertam oxigênio de volta para o ar. As árvores limpam o ar absorvendo odores e gases potencialmente nocivos (óxidos de azoto, amoníaco, dióxido de enxofre e ozono).

Além disso, as árvores também podem filtrar impurezas do ar, prendendo-os em suas folhas e casca.

O resfriamento também ocorre quando a água evapora da superfície da folha.

Ao reduzir os custos de aquecimento e arrefecimento, as árvores podem reduzir a dependência do petróleo e do gás natural.

O resfriamento também ocorre quando a água evapora da superfície da folha.

As folhas de árvores caídas podem reduzir a temperatura do solo e a perda de umidade do solo. As folhas em decomposição promovem o micro-organismo do solo.

As árvores ajudam a reduzir o escoamento de água superficial de tempestades, diminuindo assim a erosão do solo e a acumulação de sedimentos em córregos.