Biografia: Rino Levi

Rino Levi, filho de imigrantes italianos, nasceu no dia 31 de dezembro de 1901. Estudou arquitetura em Milão e também em Roma.

Em Roma, Levi conheceu os arquitetos italiaos Adalberto Libera (1903) e Marcelo Piacentini (1881 – 1960). No ano de 1925, ainda estudante, enviou ao jornal “O Estado de São Paulo” uma carta que foi publicada, essa carta recebeu o titulo de Arquitetura e estética das artes. Essa foi uma manifestação de Rino Levi por uma arquitetura moderna no Brasil. Ele propôs uma modernização sem rupturas com a tradição da arquitetura clássica.

Levi voltou ao Brasil em 1926, e trabalhou por um ano na Companhia Construtora Santos. Iniciou sua carreira “solo” em 1927, projetando residências simples e conjuntos de casa para alugar para membros da comunidade italiana de São Paulo.

Estilo e personalidade

Rino era discreto, mesmo sendo admirado. As pessoas não imaginavam que ele era tão respeitado, mas segundo o arquiteto finlandês Heikki Siren, Rino era um dos grandes mestres do racionalismo mundial.

O Instituto de arquitetos do Brasil teve a participação dele, que foi membro de instituto a vida inteira. Participou também da construção do edifício sede da seção paulista, além te der sido presidente do IAB-SP depois de Oswaldo Bratke deixar o cargo.

Em 1957 participou, junto com o arquiteto Vilanova Artigas, da reestruturação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Onde Rino Levi foi professor até 1959.

Em 1945 Levi constituiu um escritório com a participação de Roberto Cerqueira César, primeiro como funcionário e depois sócio, depois Luiz Roberto Carvalho Franco, que começou como estagiário, depois funcionário e então sócio. O escritório Rino Levi arquitetos associados desenvolveu grandes projetos em São Paulo.

Algumas Obras de Rino Levi

Edifício Residencial Prudência

Edifício Residencial Prudência

Hospital Israelita Albert Einstein

Hospital Israelita Albert Einstein

Centro Cívico, atual Paço Municipal

Centro Cívico

Fontes: Wikipédia, itaucultural, Vitruvius, archdaily