jovem estudante de design de interiores

Carreira: aprenda a empreender no ramo de Design de Interiores

Empreender, entre outras coisas, significa inovar. Independentemente da carreira escolhida, é possível ser um empreendedor: atuar por conta própria e criar um impacto na área de atuação é um objetivo comum à maioria dos profissionais. Mas existe um conjunto de passos básicos para quem deseja empreender, que devem ser seguidos à risca – inclusive por profissionais do ramo de design de interiores.

Esses passos básicos dizem respeito à estruturação de um negócio, à criação de uma identidade e também ao conjunto de habilidades necessárias para fazer o seu próprio negócio decolar e se destacar dos demais. Confira, a seguir, o que você deve fazer para empreender na área.

1. Elabore um plano de negócios

O primeiro passo do bom empreendedor é estruturar o próprio negócio de forma minuciosa. Tenha um plano de negócios detalhado sobre a sua prestação de serviço. Algumas perguntas importantes que devem ser respondidas são as seguintes:

  • Em que ramo você pretende atuar? Ex.: Escritório ou consultoria. É importante saber que o designer de interiores não pode ser ser um microempreendedor individual, portanto, será necessário abrir uma empresa para atuar por conta própria.
  • Que tipo de serviços serão prestados? Defina a cartela de produtos do seu empreendimento.
  • Quem é o seu público-alvo? Faça uma pesquisa para ter uma ideia de quais classes sociais, por exemplo, estão mais suscetíveis ao consumo de design de interiores. Delimite um perfil demográfico do seu público.
  • Qual é a cara da sua marca? A marca é responsável por definir o tom da comunicação de uma empresa. Esse é geralmente um tópico para atacar com muita criatividade. Pense nos escritórios de design de interiores que estão ativos no mercado: o que você faria de diferente para apresentar sua marca e serviços de forma mais cativante? Quais são os espaços que ainda não foram preenchidos pela concorrência
  • Quais são suas estratégias e planos operacionais? Para que o seu empreendimento dê certo, você precisa estruturá-lo de forma minuciosa. Quem será responsável pelas áreas básicas da empresa, como a área de finanças e clientes? Que estratégias essas áreas deverão seguir para atingir os objetivos definidos pelo seu empreendimento?

Muitas outras questões devem ser respondidas durante a criação de um plano de negócios. Afinal, é ele que concede uma visualização dos rumos e objetivos de uma empresa; se as coisas vão mal, o plano de negócios deve ser revisto. O que é importante ter em mente: para empreender, você deve ter uma mínimo de organização, estrutura e, claro, um objetivo a ser alcançado.

2. Crie uma comunicação ousada

Hoje em dia, as marcas se tornam muito populares através das redes sociais. A presença de empresas nos domínios da internet faz com que elas tenham um contato cada vez maior com seus clientes – o que é vantajoso para os dois lados. Marcas conseguem atingir, de uma forma mais barata, o público-alvo; enquanto isso, o público pode opinar sobre produtos e serviços e criar uma proximidade nunca vista antes com as empresas.

Nessa onda, é importante saber como e onde se posicionar. O profissional da área de design de interiores consegue entregar valor para seu cliente através de peças visuais: cores, texturas, formas. Logo, é importante procurar redes sociais que tenham esse apelo: o Instagram, por exemplo, uma rede voltada para a publicação de fotos e vídeos, é essencial para quem quer divulgar o trabalho na área.

Desenvolva uma comunicação que diferencia o seu negócio da concorrência. Crie uma personalidade para a sua marca que tenha as características procuradas pelo seu público-alvo. E não deixe de inovar no seu conteúdo: animações, fotos bem editadas e vibrantes, portfólio com trabalhos anteriores são sempre bem-vindos.

Dica: para criar posts impactantes e visualmente atraentes, use o Photoshop. Com essa ferramenta, você cria e edita imagens de forma profissional – tudo o que você precisa para manter um perfil de design de interiores que se tornará referência no mercado.

3. Tenha um espírito empreendedor 

grupo planejando uma construção

Faça uma análise do mercado. Leve em consideração o quanto outras empresas cobram em determinados serviços, especificidades técnicas e condutas de trabalho. Todos esses pontos são chave para você estruturar o seu próprio escritório e traçar um plano que o faça se destacar entre outros escritórios de design de interiores. Lembre-se: empreender é inovar.

Para se inspirar ainda mais, veja O Guia Essencial de Empreendedorismo por Guy Kawasaki. O famoso evangelista do marketing dá dicas de ouro para quem está começando na arte de empreender, ajuda a construir um plano de negócios eficiente e ensina as etapas essenciais a serem seguidas na criação de uma empresa. Imperdível!